Sala de Imprensa
Jornal do RH Os Desafios Éticos na Automatização dos Processos de Recrutamento
Toda empresa que necessita um profissional competente para determinado cargo procura obter o maior número possível de candidatos com perfil adequado para a respectiva seleção, ao final da qual espera contratar o melhor profissional dentro do perfil estabelecido e das condições oferecidas.
Estas duas condições básicas parecem simples, mas pode-se ter um grande número de candidatos sem o perfil adequado ou um reduzido número de profissionais rigorosamente adequados às competências exigidas para o cargo.
Tanto para as empresas que têm estrutura própria para o recrutamento e a seleção como para as consultorias idôneas ou 'headhunters' contratadas para tal tarefa, a forma clássica é o anúncio em jornal ou veículo de grande circulação seguido das fases de seleção dos currículos, entrevistas, testes, avaliações, negociação e finalmente a contratação.
Com a proliferação de portais de emprego, 'sites' de currículos e vagas, grupos na Internet, etc., aumentou o número de fontes possíveis e, na mesma proporção, o volume de CVs recebidos.
Assim como tem ocorrido com a evolução da tecnologia da informação e da internet em todos os setores, o profissional de RH se defronta com um volume imenso de informções a serem processadas em grande velocidade, sem perder a qualidade da análise.
E aqui temos o desafio adicional da Era da Informação: obter informações de qualidade, do ponto de vista técnico e ético. Por um lado, recebemos uma enxurrada de currículos que não correspondem em nada ao perfil solicitado, e por outro lado somos atormentados com milhares de CVs 'maquiados' ou panfleteados por empresas não idôneas que exploram a lamentável situação de desemprego que desvirtuou o nosso mercado de trabalho.
Para não abrir mão das melhores práticas de recrutamento e seleção, as empresas éticas – tanto as que contratam profissionais diretamente como as consultorias de RH que realizam o recrutamento e a seleção – montam seu próprio banco de CVs com a preocupação de buscarem candidatos alinhados ao perfil desejado, evitando a enxurrada de currículos de origem ou idoneidade duvidosa.

A FORSTER encontrou uma ferramenta adequada para agilizar o processo de recrutamento e seleção: o Software da HumanSourcing, através do qual um grande número de currículos pode ser processado, analisado e consultado com grande rapidez no processo de seleção. Além de administrar seu próprio banco de currículos, ainda contará com total sigilo e segurança na administração desses dados.

Roland Forster Corrêa

Jornal do RH - dezembro de 2007 pág. 12



 

A FORSTER Desenvolvimento Humano atua em duas áreas estratégicas: 1 - Desenvolvimento Humano - Educaçao Corporativa (cursos, workshops, programas de educaçao)e treinamento, Gestao do Capital Humano: head hunting, consultoria de RH, outplacement, gestao de carreira e capacitaçao; 2 - Desenvolvimento e Gestao de Negócios - consultoria voltada a Gestao de Projeto, Implantaçao, start up e Administraçao de Novas Unidades (indústria ou serviços com TI), novos Negócios, Produtos e Reestruturaçao de Organizaçoes. adicione aos favoritos
A FORSTER Desenvolvimento Humano atua em duas áreas estratégicas: 1 - Desenvolvimento Humano - Educaçao Corporativa (cursos, workshops, programas de educaçao)e treinamento, Gestao do Capital Humano: head hunting, consultoria de RH, outplacement, gestao de carreira e capacitaçao; 2 - Desenvolvimento e Gestao de Negócios - consultoria voltada a Gestao de Projeto, Implantaçao, start up e Administraçao de Novas Unidades (indústria ou serviços com TI), novos Negócios, Produtos e Reestruturaçao de Organizaçoes. envie este conteúdo por e-mail
<<voltar

Fone: + 55 19 3881-1944